BiAlterna Alternador
cogerador a biomassa
BiAlterna é um sistema de cogeração de eletricidade mais calor sustentável, não impactante ao ambiente, com baixo custo operacional e um custo inicial bem confortável.
Sua concepção simplificada e acessível, não gera dependência tecnológica ou comercial dos motores diesel, podendo ser reparado em qualquer ambiente com materiais locais.
Produzindo 30kWe a 220V trifásico mais 120kWt a 80ºC, queimando biomassa de restos de serrarias, obras, varreduras e folhas secas, o BiAlterna é uma solução para a geração de energia elétrica onde o calor até 80ºC pode ser utilizado como energia industrial.
Secagem de frutas e madeiras, preparo de doces e laticínios, bem como sistemas semi– industriais de processamento de óleos e produção de frio por absorção em áreas remotas são usos especialmente indicados. Como exemplo, lavanderias e cozinhas.
Também no caso de locais distantes, onde o transporte impacta o custo do diesel e onde por motivos estratégicos se busca independência dos sistemas comerciais, o BiAlterna traz energia confiável e barata.
Montado em um estrado (Skid padrão) pode ser movido por poliguindastes ou arrastado nos locais mais inóspitos.
A queima da biomassa produz licor fértil, resultante da água de lavagem dos gases misturado com as cinzas restantes da biomassa, repondo todos os minerais, mesmo os voláteis, a terra de forma controlada.
Por utilizar biomassa in natura normalmente descartada, o preço da energia se resume a amortização do equipamento, que devido a sua tecnologia inovadora priorizando a robustez e a simplicidade, tem vida útil muito extensa e baixíssimo custo em peças de reposição.
Componentes:
1- Skid – em aço com 3x1m,equivalendo a 2 paletes Brasil ( dimensão padronizada), para facilitar o transporte em caminhões. Tem travessas perfuradas para fixar os elementos mecânicos;
2 - Fornalha - em aço com refratário e grelha em ferro fundido resistente a corrosão sob fogo. Entrada de combustível lateral, entrada de ar inferior, saída de cinzas por baixo, de 1,50m de altura forma chaminé primaria;
3- Evaporador- em espiral aberta com 2 m de comprimento e grande área de transferência de calor tem o primeiro espaço funcionando como evaporador e provavelmente terá na parte superior da fornalha uma espiral compacta de tubos em aço-cromo para a temperatura de 200º C e pressão de 10 bar funcionando como superaquecedor.
4- Condensador- liquefaz o vapor de saída do terceiro estágio do motor. Para evitar perda de energia será limitado a retirada de calor a 95ºC, mas que pode ser dirigido a usos externos, por exemplo: secagem de frutos e biomassa.
5- Chaminé- extensível, emendável para uso em situações estáticas. Estaticamente usa cortina d’água para condensar os vapores pirolíticos, lavando as cinzas e forma do licor fértil. Em mobilidade, a tiragem deverá ser garantida por indutor de jatos. A chaminé tem recurso os de inundação por filme d’água para esfriar abaixo da temperatura de corrosão do enxofre.
6- Alternador- do tipo assíncrono, de 35kW, 220/380V60Hz. 4 polos, 1800rpm com dois mancais com rolamentos e ventilador interno. Opcionalmente com alarme de sobre temperatura ligado ao disparador do disjuntor principal.
7- Motor a vapor- de tripla expansão, com purgadores de condensado integrados entre cada estágio, para evitar o efeito deletério da água liquida, de 1800rpm a 35kW. Lubrificação interna sob pressão com bomba de óleo tipo turbina, de baixa sensibilidade a emulsão com o vapor d’água. Os 1º e 2º estágios integrados em carcaça fundida, para evitar troca de calor com o 3º (o vapor esfria em função da expansão que reduz a pressão, então o 1º estagio de maior pressão, estará mais quente que o 3º - de menor pressão).
8-Bomba de pistão linear para reposição de água evaporada, acionada autonomamente pelo próprio vapor, mantém o fluxo da água injetando quantidades exatas sob alta pressão, suficiente e bastante para absorver as variações de potencia solicitadas da máquina. POTENCIA 35 kW = 30.000 kcal/h SE A EFICIENCIA de transformação de calor em eletricidade FOR 15% CONSUMO= 23 l/h Óleo Combustível Lembrando que sobrarão 85% em calor de 100ºC na fumaça e no condensador